Cabo Verde

Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 quilómetros da costa da África Ocidental, as ilhas cobrem uma área total de pouco mais de 4.000 quilómetros quadrados.

Os exploradores portugueses descobriram e colonizaram as ilhas desabitadas no século XV, o primeiro assentamento europeu nos trópicos. Idealmente localizado para o comércio de escravos no Atlântico, o arquipélago prosperou e muitas vezes chegou a atrair corsários e piratas, entre eles Sir Francis Drake, na década de 1580. As ilhas também foram visitados pela expedição de Charles Darwin em 1832.

História

  • 1975

    Independência

    A 19 de Dezembro de 1974, foi assinado um acordo entre o "Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde" e Portugal, instaurando-se um governo de transição em Cabo Verde, governo esse que preparou as eleições para uma Assembleia Nacional Popular. A 5 de Julho de 1975, proclamou-se a independência do país.

  • 1456

    Descoberta

    Em 1456, Diogo Gomes atingiu o arquipélago de Cabo Verde. Na década seguinte vários capitães no serviço do Infante D. Henrique - como o genovês António da Noli e o veneziano Alvise Cadamosto - descobrem as restantes ilhas e segue-se o povoamento ainda no século XV. O Golfo da Guiné seria atingido nos anos 1460's.

Ficha Técnica
Capital:
Praia
Cidade mais populosa :
Praia
Língua oficial:
Português
Governo:
República unitária semipresidencialista
Presidente:
Jorge Carlos Fonseca
Primeiro-ministro:
José Maria Neves
Área:
4 033 km² (146.º)
População:
Em 2013 531 0463 hab. (167.º)
Censo de 2000 436 821 hab.
Urbana 303 512 hab. (91.º)
Densidade 118 hab./km² (65.º)
PIB:
US$ 1975 milhões
Per capita US$ 3809
Moeda:
Escudo cabo-verdiano
Fuso horário:
(UTC-1)
Hino Nacional

Canta, irmão
Canta, meu irmão
Que a liberdade é hino
E o homem a certeza.

Com dignidade, enterra a semente
No pó da ilha nua;
No despenhadeiro da vida
A esperança é do tamanho do mar
Que nos abraça,
Sentinela de mares e ventos
Perseverante
Entre estrelas e o Atlântico
Entoa o cântico da liberdade.

Canta, irmão
Canta, meu irmão
Que a liberdade é hino
E o homem a certeza.

Em Linha
ONG acusa Tailândia de não proteger as vítimas de tráfico humano
Banguecoque, 01 jul (Lusa) -- A organização Fortify Rights acusou hoje o governo da Tailândia de não proteger as vítimas de tráfico humano, apesar de ter melhorado a sua posição no relatório anual dos Estados Unidos.
Funcionários da Guiné Equatorial recebem formação em língua portuguesa em Lisboa
Lisboa, 30 jun (Lusa) -- Um grupo de 10 funcionários da Administração Central da Guiné Equatorial terminou hoje uma formação em língua portuguesa na Universidade Nova de Lisboa, referiu, em comunicado, o Camões -- Instituto da Cooperação e da Língua.
Empresa portuguesa Pão Quente quer replicar marca no continente africano
Praia, 30 jun (Lusa) - Uma década depois de se ter instalado em Cabo Verde, a empresa portuguesa Pão Quente está pronta para deixar o "laboratório" na ilha de Santiago e replicar a marca em outras ilhas do arquipélago e no continente africano.